sábado, 3 de dezembro de 2011




Saúde ocupacional é uma área da saúde que cuida especificamente da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção e no tratamento de moléstias ocasionadas pelo próprio trabalho, como é o caso, por exemplo, da LER – Lesão do esforço repetitivo tão em voga ultimamente.

A prática de Esporte ajuda muito, afinal Esporte É Saúde.

A preocupação e o cuidado com a saúde e o bem estar dos trabalhadores é um assunto debatido no mundo inteiro, sendo a Organização Internacional do Trabalho o órgão que agrega as políticas internacionais de saúde ocupacional. No Brasil o Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável pela segurança do trabalho e a saúde do trabalhador objetos do conceito de saúde ocupacional.

O TEM é responsável pela emissão das portarias e normas que regulamentam a legislação federal que trata sobre o assunto.

Ao lado desses órgãos existem as normas de segurança, higiene e medicina do trabalho estabelecidas pela organização Internacional para Padronização, conhecida mundialmente como ISSO, e a ANVISA e INMETRO que no Brasil atuam na fiscalização dessas regulamentações, que acima de tudo pretendem a proteção do trabalhador nos processos de produção e serviços e também dos usuários dos bens após a produção.

Essa Área da Saúde é muito importante. Saúde e Beleza andam sempre juntas. A saúde ocupacional e a segurança do trabalhador são regulamentadas através das chamadas NR, ou seja, Normas Regulamentadoras que dispões sobre as medidas preventivas à segurança do trabalhador, e também sobre os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual que os mesmos devem utilizar.

A saúde ocupacional trata de todos esses aspectos, desde a prevenção de doenças e acidentes até mesmo os problemas provenientes do trabalho, pois seu objetivo é promover o bem estar tanto físico como mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações. A observação das normas de saúde ocupacional e segurança do trabalho são obrigatórias e fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho, sendo obrigatório á todas as empresas a observância das mesmas.

Nesse contexto muitas empresas se especializaram em assessoras e prestar serviços em medicina ocupacional a outras empresas e seus trabalhadores. Essas empresas de saúde ocupacional fazem desde exames admissionais de rotina nos trabalhadores onde são verificadas as condições gerais de saúde, como o acompanhamento periódico da saúde desses.


Também são solicitados seus laudos quando o trabalhador entra em licença saúde e quando retorna, assim como quando são dispensados do emprego também são obrigados a se submeterem a novos exames a fim de comprovar sua condição física.

Esses laudos e documentos ficam arquivados na empresa para serem apresentados a fiscalização do Ministério do trabalho e mesmo da Secretaria de Saúde em alguns casos, e também serve para prevenir a empresa contra alguma ação trabalhista em virtude de danos a saúde no futuro.

A saúde ocupacional cuida da saúde do trabalhador com vistas as doenças diretamente ligadas ao ambiente de trabalho, no entanto, além disso a maioria das empresas oferece plano de saúde aos seus funcionário, pois Não Esqueça que a saúde da família é essencial para o bem estar emocional dos trabalhadores.

FALA SÉRIO...








Frango Com Creme de Milho Gratinado
Para o frango
  • 1kg de sobrecoxas de frango
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • sal, pimenta e cominho a gosto
  • 1/4 de xícara (chá) de vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) de cebola ralada
  • 2 colheres (sopa) de azeite

Para o creme de milho gratinado

  • 1 lata de milho verde com a água
  • 1 medida da lata de leite
  • 1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • 1 envelope de realçador de sabor (legumes)
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1/2 cebola ralada
  • 50g de queijo parmesão ralado


Lave o frango, tire as peles e tempere com alho, cebola, sal, pimenta, cominho, orégano, azeite e vinagre.

Coloque para assar em forno médio com papel alumínio por 30 minutos.

Retire o papel alumínio e continue assando.

Bata no liquidificador o milho com a água, o leite, a farinha de trigo e o sal.

Refogue a cebola com a margarina e junte o creme de milho batido e o realçador de sabor.

Cozinhe mexendo, até engrossar.

Quando o frango estiver assado (sem estar muito passado), cubra com o creme de milho e polvilhe o queijo ralado.

Retorne ao forno para gratinar por aproximadamente 10 minutos.

SIRVA NUMA BELA TRAVESSA ENFEITADA PRO NATAL...

MENSAGEM...


Nenhum comentário:

Postar um comentário