sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MAS O QUE É MESMO SAÚDE OCUPACIONAL?!?!?

SAÚDE OCUPACIONAL...

Poucos conhecem o que é Saúde Ocupacional, qual sua finalidade ou qual é sua real função. Muitos apenas acham que é o exame que faz para ser admitido ou sair de uma empresa, outros vêem como apenas um documento que deve-se ter arquivado para caso de fiscalização do Ministério do Trabalho.

Saúde Ocupacional é uma obrigatoriedade que o Ministério do Trabalho impôs a todas as empresas, visando observar e resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores.
Mas essa legislação não é somente mais um custo que as empresas devem tabular ao fim do mês, Saúde Ocupacional é um benefício tanto para o empregado, quanto para o empregador.
Ao proporcionar aos funcionários de uma empresa um ambiente qualificado e sadio para a realização de suas tarefas, a empresa recebe um funcionário que estará mais motivado a produzir, e em seu trabalho não haverá influências ambientais para interromper sua produção.

Com uma avaliação clínica especializada na saúde do trabalhador, é possível constatar se o candidato à vaga está em totais condições para exercer as funções que se dispõe, ou se após um período de afastamento o funcionário está realmente apto a voltar às atividades, e até mesmo verificar se a condição física do funcionário é qualificada para exercer novas funções.

Deve-se, com uma periodicidade relevante a cada função analisar as condições da saúde de cada trabalhador, e ao fim da parceria entre empresa e funcionário, verificar se a saúde dele continua da mesma forma com a qual foi contratado. Todos esses exames servem para acompanhar a saúde dos trabalhadores e para resguardar a empresa em eventuais solicitações legais.

Todos os empregadores devem observar atentamente o ambiente físico de suas instalações, tomando sempre medidas necessárias para colocar seus empregados o mais distante possível de riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.

Para saber realmente quais são esses riscos, deve-se realizar uma vistoria com profissionais especializados em Segurança do Trabalho, esses profissionais levantarão quais os riscos existentes em todos os ambientes de sua empresa, e indicarão ações a serem tomadas para evitar a ocorrência de acidentes, estas ações vão desde mudança de lay-out da empresa até utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

Todas essas ações devem ser elaboradas por Técnicos de Segurança do Trabalho, inscritos nas DRT de sua região e Engenheiros de Segurança do Trabalho filiados ao CREA.
DEFENDA-SE...IMPLANTE O PROGRAMA DE SAÚDE OCUPACIONAL EM SUA EMPRESA, OU PELO MENOS FALE SOBRE ISSO COM SUA CHEFIA E COLEGAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO SESMT/PCMSO - AFINAL É BENÉFICO PARA AMBOS LADOS. NO CASO DAS EMPRESAS ELAS PODEM DECLARAR NO IMPOSTO DE RENDA NA Á AREA DE RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE.

DICA NUTRICIONAL LIGTH PARA SUA SAÚDE TRABALHADOR...
SALADA LIGHT DE SARDINHA
INGREDIENTES
* Tudo bem lavadinho como se deve
Escolha e separe as folhas, eliminando as que estiverem manchadas, escuras ou amareladas e moles. Elimine também as partes mais duras, junto ao caule. Lave folha por folha, com água corrente. Deixe-as de molho em água abundante com vinagre durante cerca de meia hora (1 colher de sopa de vinagre para cada litro de água).

*folhas de alface inteiras
*folhas de repolho inteiras(com o roxo fica lindo)
*rúcula(eu nunca coloco porque detesto mesmo do fundo do meu coração ou melhor do meu estômago)
* Tomates sem peles e sem sementes cortados em rodelas grossas
* Agrião cortado bem fininho ou couve se preferir ( passada no fogo com alho e óleo)
* Palmito
* Azeitonas
* 1 pitada de sal (opcional)
* 1 fio de azeite (opcional)
* 3 latas de sardinha grandes com molho de tomate

MODO DE PREPARO

Primeiro coloque as folhas de alface num prato grande e redondo em forma de flor cobrindo todo o prato.
Em cima faça o mesmo com as folhas de repolho e coloque o tomate com o palmito cortado em pedaços com uma azeitonas em cima formando um círculo aberto no meio, e nesse espaço no meio é a rúcula (para quem gosta de rúcula. E também acrescente uma pitadinha de sal para quem gosta de bem salgadinho e um fio de azeite.)
Por cima da rúcula coloque o agrião ou a couve já pronta.
O repolho pela forma das folhas vai formar várias barquinhas onde em cada uma ficaram arrumados um ingrediente de cada tipo e nessa barquinha antes do tomate se colocará uma sardinha com um pouco de molho sobre cada uma.

* Fica lindo, chick e enche bastante. Nem necessita de arroz, e para quem TRABALHA é uma refeição completa sem a sensação de fastio ou empazinamento/fadiga após comer.


MENSAGEM DO DIA...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário